SOBRE O PROJETO:

100drags-web.jpg

O projeto The Drag Series foi fundado pelo fotógrafo Fernando Cysneiros em Maio/2016 com objetivo de registrar e enaltecer a cultura queer com foco na arte drag. Em todos os retratos, as artistas contempladas posam em um fundo branco - uma moldura à ser preenchida de acordo com a criatividade e gosto de cada uma.

A série foi inaugurada em Recife (PE). Agora, com 2 anos no ar, mais de 200 drags vindas de 30 cidades e 3 países já passaram pelas lentes do projeto. Novos retratos de diferentes queens são publicados todas as quintas-feiras nas redes sociais (@thedragseries). 

 

sobre O FOTÓGRAFO:

IMG_4461web.jpg

Fernando Cysneiros é o diretor por trás do The Drag Series. Formado em Comunicação Social, Fernando foca sua carreira na fotografia de moda, além de atuar na área de marketing digital. Já percorreu cidades como São Paulo, Paris e Vancouver fotografando suas fashion weeks. O pernambucano agora dedica seu olhar para a comunidade LGBT através do projeto The Drag Series. Confira seu portfólio completo clicando aqui.

 

PERGUNTAS FREQUENTES:

  1. Como faço para participar?

    Obrigado pelo interesse! Para participar, primeiro é importante que você preencha a ficha de inscrição disponível clicando aqui. Depois disso, é torcer para que o projeto um dia tenha a chance de ir para sua cidade e cruzar os dedos para ser selecionada!
     
  2. Sou mulher cis/trans/não binária, posso me inscrever para participar do projeto também?

    Claro que sim, pode e deve! O The Drag Series apoia todas as manifestações da arte drag, independente do gênero do artista por trás da persona. Não trataremos sua arte como um "subgênero", como alguns chamam de hyper queen, bio queen, faux queen, lady queen, trans queen,  entre outros termos. Para nós, é tudo DRAG. Incluindo drag kings!
     

  3. Qual o critério para seleção?

    Não temos um critério exatamente definido. É um grande mix de aspectos. Ter uma carreira com reconhecimento considerável em sua cena local, influência, visual ou performances interessantes, uma história incrível, capacidade de agregar cada vez mais diversidade de estilos ao projeto, entre outros. Somos super abertos e sinta-se à vontade para nos mandar uma mensagem caso tenha qualquer dúvida ou contar a sua história.
     
  4. A cidade que vocês colocam no post é a cidade de nascimento da artista?

    Não. Este é um comentário bastante frequente em nossas redes sociais e que queremos explicar melhor aqui. A cidade que aparece abaixo do nome de cada artista é a cidade na qual ela baseou sua carreira, ou onde tem maior notoriedade. Esta é uma forma de facilitar que a artista seja encontrada, por exemplo, por possíveis produtores interessados em contratá-la, ou por pessoas que queiram conhecer melhor os talentos de sua região. Por isso, colocamos a cidade principal de sua carreira, e não a de nascimento em si.
     
  5. O que é uma foto "EXTRA"? Qual o critério para uma participante do projeto receber uma segunda/terceira foto?

    De vez em quando, fotografamos e publicamos artistas que já participaram anteriormente do projeto. O principal critério é a notoriedade pública da artista. Fazemos isso porque, ao publicar mais uma vez alguma drag que tenha um grande público, o projeto ganhará mais visibilidade e, consequentemente, isso trás mais visibilidade para todas as outras que já participaram. Clique aqui e veja quem já ganhou uma foto extra!
     
  6. Posso fazer minha própria foto em fundo branco e vocês postam?

    Não. O projeto não funciona desta maneira. Todas as fotografias do projeto são exclusivamente de nossa autoria.
     
  7. Precisa pagar algo para participar?

    Não! Mas incentivamos doações conscientes para que o projeto possa continuar vivo.
     
  8. Como o projeto se sustenta?

    Este é um projeto sem fins lucrativos. Eu, Fernando, faço as fotografias em meu tempo livre. Costumo viajar algumas vezes por ano - seja à trabalho ou por lazer - e aproveito estes momentos para fotografar artistas de outros estados. 
     
  9. Por que as drags da cidade X ainda não apareceram? Quando vocês vem para cidade X?

    Diariamente recebemos uma quantidade imensa de inscrições das mais diversas cidades do país. Ficamos muito agradecidos pelo interesse de todxs, porém, o The Drag Series é um projeto sem fins lucrativos. Não dispomos de recursos para realizar viagens. Se você quer levar o projeto para sua cidade, peça para produtores de eventos nos contratarem ou entre em contato conosco para doações!
 

SIGA NAS REDES SOCIAIS:

 

ÚLTIMOS POSTS: